Domingo, 10 de Maio de 2009

Na Madeira (II)

Continuo a relatar a minha visita à Madeira, com um grupo de alunos e professores, no âmbito de um projecto europeu da escola onde trabalho.

Quinta-feira, 7 de Maio de 2009.

O programa para este dia era uma volta à ilha.

Partimos de Santana em direcção a S. Jorge.

Deslumbrante, esta paisagem.

Em S. Jorge visitámos primeiro o Museu da Vinha e do Vinho e depois o Roseiral, um jardim com mais de 1600 espécies de rosas diferentes.

Não podia aqui faltar uma fotografia de bananeiras, uma das culturas agrícolas mais importantes da Madeira.

A ilha é mesmo um jardim natural. Em baixo, uma berma de estrada comum na Madeira.

De S. Jorge continuámos para Oeste. As estradas antigas, antes das novas vias rápidas, com túneis e viadutos, eram escavadas na rocha e por isso muito estreitas e assustadoras. Lá em baixo é Ponta Delgada. A da Madeira, claro.

Houve curvas em que o condutor do autocarro teve de fazer manobras para passar. Agora imaginem quando nos cruzámos com outros carros: uff, muito difícil. Os condutores de autocarro madeirenses são verdadeiros malabaristas.

A vantagem destas estradas é que assim desfrutamos de vistas fantásticas.

As estradas antigas eram mesmo difíceis.

Chegámos a S. Vicente, uma bonita vila entre escarpas, onde foram feitas muitas das filmagens da novela "Flor do Mar", que passa na TVI.

Depois, rumo a Porto Moniz, onde estão as famosas piscinas naturais que aparecem sempre que se fala da Madeira. É a ponta Oeste da ilha.

Subimos então ao planalto da ilha. Do nível do mar para mais de 1500 metros de altitude. Pena que estivesse um dia nublado. Mas mesmo assim a geografia era deslumbrante.

Começámos então a descer a encosta Sul. De autocarro mas acima das nuvens.

Antes do moderno sistema de túneis havia já alguns antigos, "ao natural", simplesmente escavados na rocha.

Fomos então à Ribeira Brava, uma zona balnear.

Tem uma piscina aberta a todos, mesmo à beira-mar.

E quem quiser pode fazer praia. É uma praia diferente do que estamos habituados no continente. Na Madeira há apenas uma ou duas pequenas praias com areia branca trazida de Marrocos.

O último ponto da nossa volta foi o Cabo Girão.

Tem um miradouro para uma escarpa com 580 m de altura. Segundo os madeirenses, é a segunda maior da Europa.

Quando nos abeiramos da grade que protege o miradouro e olhamos para baixo quase ficamos sem respiração.

É deveras impressionante a altura enorme a que estamos em relação ao mar.

Depois foi o regresso, após um dia de curvas em autocarro.

No próximo e último post sobre a Madeira vamos "fazer uma Levada" e visitar o Funchal.